Título: Rio abaixo da média
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 18/01/2006, Economia & Negócios, p. A17
A indústria do Estado do Rio de Janeiro teve trajetória abaixo da média nacional na fatia exportada da produção, no terceiro recuo consecutivo do IFPE. O índice do estado caiu de 15,3% para 14,8% no terceiro trimestre de 2005. Os setores que puxaram o recuo foram Metalurgia Básica, com queda de 17,5% para 16,8%, e Produtos Alimentícios, que passou de 2,9% para 2,1%.
A diferença entre os patamares da indústria de transformação nacional e a indústria fluminense não preocupa a Firjan. Para Cristiano Prado, a disparidade é normal.
- O setor no Rio de Janeiro tem um perfil diferente, mais voltado para o mercado interno. É normal que o IFPE do estado seja menor - afirma.
A maior alta no estado no terceiro trimestre foi em Veículos Automotores, cujo IFPE subiu 3,2 pontos percentuais, para o recorde de 29,9%. Segundo a Firjan, o setor será o primeiro no Estado do Rio de Janeiro a atingir o patamar de alto IFPE.
- É uma tendência clara das montadoras de todo o país a atuação como plataformas de exportação. Neste ponto, o Rio vai acompanhar o Brasil e o setor passará dos 30% de produção exportada - explica o economista da Firjan.