Título: Só faltou o 'santinho'
Autor: Juliana Rocha e Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 21/01/2006, País, p. A3

Presidente Lula vai à Baixada Fluminense em clima eleitoral, sobe em palanque com prefeitos e discursa para 15 mil pessoas Com direito a palanque e claque, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem ato de campanha na Baixada Fluminense - região com quatro milhões de eleitores -, embora ainda não tenha se declarado candidato à Presidência. Diante de 15 mil pessoas, plantou votos ao assinar convênio para investir R$ 100 milhões para as obras do Hospital Geral de Queimados e a construção 17 unidades pré-hospitalares nos municípios da região.

- Vamos fazer muito mais porque este é o ano de uma colheita muito grande. Vocês vão ver pessoas dizendo que esse ato de Queimados é campanha eleitoral, mas se eu não fizesse, era campanha eleitoral para eles.

De Queimados, Lula seguiu para Xerém, distrito de Duque de Caxias. Lá, afirmou que ainda tem seis meses para anunciar a candidatura. A convenção do PT será em junho.

- Por que eu teria que deixar de governar para entrar em campanha? Tenho meio ano ainda para andar o Brasil sem a proibição da lei. Vai ter o momento certo para decidir se serei candidato. A cultura política no Brasil sempre foi essa, a oposição critica quem está no governo. Mas as pessoas que estão incomodadas com as viagens tenham paciência, pois vou viajar muito mais - disse.

As pessoas que acompanharam o ''comício'' gritavam ''ão, ão, ão, Lula Reeleição''. No discurso, o presidente buscou identificar-se com a população do local, que tem os piores índices de desenvolvimento do estado.

- Quando me deparei com a fisionomia de vocês, disse para mim mesmo: essa é a minha gente. A minha cara não é da Zona Sul. Minha cara é a do povo sofrido desse país. De um retirante nordestino que não esquece os problemas desse povo.

Subiram no palanque sete prefeitos da Baixada, entre eles Rogério do Salão (PL), de Queimados, Farid Abraão (PP), de Nilópolis, e Núbia Cozolino (PMDB), de Magé - aliados do principal adversário de Lula na região, Anthony Garotinho, pré-candidato do PMDB à Presidência. Washington Reis, de Duque de Caxias acompanhou o presidente em Xerém. Diante do apoio, Lula atacou Garotinho.

- Mentira tem perna curta. Durante muito tempo algumas pessoas diziam, com a maior desfaçatez, que Lula não gostava do Rio e por isso não investia aqui.