Título: Praça da vida é a nova atração do Zoológico
Autor: Edgar Hermógenes
Fonte: Jornal do Brasil, 22/01/2006, Brasília, p. D5

Espaço mostra os diferentes biomas do País

A Praça da Vida é a nova atração da educação ambiental do Zoológico de Brasília. O pátio está instalado próximo ao borboletário, e tem formato circular. Abriga 27 espécies de plantas oriundas do Pantanal, Amazônia, Cerrado e da Mata Atlântica. Para cada bioma foram colocados três representantes da fauna. Entre os animais da Calçada da Fama estão o Lobo-Guará, Ariranha, Capivara, Veado Catingueiro e Mico Leão Dourado, Ema, Tamanduá-Bandeira. Para o diretor do Zoológico, Raul Gonzalez Costa, os animais são as estrelas do zoológico e merecem destaque maior.

- A praça foi feita para que as crianças percebam que os animais também são estrelas. Só que a Calçada da Fama não seria sozinha uma atração. A vegetação é o algo a mais que precisávamos. Com a Praça da Vida valorizamos a flora brasileira. O que ainda não havia sido feito no zoológico - contou o diretor.

Gonzalez disse que pretende construir, ainda no primeiro trimestre, as praças oceânicas e africanas.

A educação ambiental do parque promete ainda mais duas inovações para o primeiro semestre deste ano. Serão construídos o Museu Sensorial e um circuito para prática de Arborismo. Mas somente as crianças poderão participar. O projeto vai demorar para sair do papel. Segundo o presidente do zoológico são necessários treinamentos e monitores para o acompanhamento do trajeto.

As obras de construção do Museu Sensorial começaram. A expectativa é que seja entregue em meados de fevereiro. Seria a primeira atração do zoológico para pessoas com deficiência visual.

- O museu terá peles, ossos e animais empalhados para que as crianças possam passar a mão. As crianças que enxergam também poderão participar, só que deverão vendar os olhos. Nosso objetivo é desenvolver o tato brincando com os animais - afirmou Gonzalez.