Título: Efeito positivo na saúde
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 22/01/2006, Cafezinho ganha status de drinque, p. D4

Uma dose de café faz bem à saúde. Uma xícara da bebida contém sais minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcares e vitamina B. Tudo isso além da cafeína. Se ingerida em pequena quantidade, esta substância age diretamente no cérebro e melhora a capacidade de concentração, memória e reflexos. Quando a quantidade de cafeína é alta, é preciso tomar cuidado com o estômago e com os sintomas provocados pela ingestão em excesso tais como nervosismo, insônia, taquicardia, agitação e falta de percepção do cansaço. De acordo com a nutricionista Teresa Helena Macêdo da Costa, professora da Universidade de Brasília (UnB), o café tem mais pontos positivos para a população em geral. Mas há pessoas que têm mais sensibilidade com a bebida e devem evitá-la.

- Não é possível determinar a quantidade ideal de café para cada pessoa. Os estudos mostram que o consumo diário acima de três xícaras está associado a menor risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, doença de Parkinson, Alzheimer, Cirrose Hepática e redução de Cálculos da Vesícula Biliar. Por esses fatores, classificamos o café como uma bebida funcional - explica Teresa.

Além de combater todas essas doenças, o café é rico em ácidos clorogênicos que têm efeito anti-depressivo, combatem os radicais livres - responsáveis pela degeneração celular que pode causar câncer.

Segundo a nutricionista, o café estimula a acidez gástrica, fator positivo para uma bebida normalmente ingerida após as refeições.

- Isso não é um efeito negativo do café, mas um problema para quem tem maior sensibilidade às substâncias da bebida - afirma a professora.

Teresa recomenda a ingestão do café para todas as faixas etárias, principalmente durante o dia.

- À noite é bom evitar porque a cafeína é responsável pela manutenção da vigília e pode atrapalhar o sono - avisa a nutricionista, que participa do grupo de pesquisa Café e Saúde (www.cafeesaude.com.br).