Título: Características do café
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 22/01/2006, Cafezinho ganha status de drinque, p. D4

Fragrância- Odor ou percepção olfativa do café torrado e moído. A intensidade da fragrância revela o frescor do café. Aroma - Extremamente volátil e se perdem facilmente. O aroma é essencial na avaliação da bebida.

Defeitos - Odor e sabor de terra, mofo, batata crua, rançoso, borracha, tabaco queimado, madeira, vinagre e fermentado. Café de excelente qualidade deve ser isento de defeitos.

Acidez - A acidez é uma característica muito importante do café, mas não significa sabor amargo. Acidez é o que dá ao café sua propriedade refrescante e efervescente, fazendo com que apenas o sabor da bebida permaneça na boca. A sensação de um café com alta acidez é a mesma que a de um vinho seco. O bom café deve apresentar uma acidez suficiente para despertar o paladar e não prejudicar os outros predicados.

Amargor - É conferido por substâncias como a cafeína, café de baixa qualidade, e também por torra muito escura ou moagem muito fina.

Sabor - É a combinação das várias sensações de gosto doce, salgado, amargo e ácido.

Corpo - É a sensação tátil de oleosidade e de viscosidade na boca. A medida do corpo está relacionada com a sensação de peso percebida através do paladar. O corpo pode variar de aguado e leve até suave, médio e encorpado.

Adstringência - Gosto deixado na boca depois da ingestão, criando uma sensação indesejável de secura.

Fonte: Aroma de Café - Guia Prático para Apreciadores de Café, Luís Norberto Pascoal, Editora Fundação Educar D-Paschoal.