Título: Bancos defendem cobrança
Autor: Samantha Lima
Fonte: Jornal do Brasil, 22/01/2006, Economia & Negócios, p. A17,18

Procurado, o Santander Banespa não se pronunciou sobre sua política de aumentos tarifários. O Bradesco informou que ''as tarifas são a forma de remuneração pelos serviços prestados e têm a finalidade de ressarcir custos operacionais''. Dúvidas ou reclamações, segundo a instituição, devem ser levadas aos gerentes, pelo atendimento telefônico ou pelo serviço Fale Conosco do site.

O Banco Real alega que os reajustes, inclusive na multicesta, foram necessários para ''melhorar ainda mais a eficiência dos serviços''. Em relação às queixas sobre siglas feitas pelo cliente Fabiano Santos, esclareceu que a Comissão de Valores a Liberar (CVL) é cobrada quando ''há utilização de valores ainda não disponíveis na conta do cliente''.

O HSBC informou que ''as tarifas de serviços têm seu valor revisado após avaliação da relação de valor custo x benefício, buscando sempre preservar a competitividade junto ao mercado''.

A elevação dos custos é a justificativa do Banco do Brasil para a alta das tarifas. A instituição alega considerar ''uma série de fatores para definição de suas tarifas. Portanto, não considera somente o índice de inflação, além de não praticar o realinhamento linear''.

O Itaú alega que sua política de reajuste de tarifas é ''bastante complexa'', e depende da evolução dos custos, da inflação, da concorrência e do perfil dos clientes, entre outros fatores.

Os demais bancos citados na reportagem não responderam ao JB