Título: Homenagem a Barbosa Lima
Autor: Sonia Faerstein
Fonte: Jornal do Brasil, 22/01/2006, Opinião, p. A13

Barbosa Lima Sobrinho completaria nessa data 109 anos de vida. Poucas nações podem se orgulhar de um homem público tão fiel à luta pela verdadeira democracia. Até o seu falecimento, em 2000, nós, cidadãos brasileiros, contamos com a total dedicação do dr. Barbosa à defesa de nossos direitos. Hoje, sentimos muito a sua falta. No Brasil do século 20, não se pensou em um único movimento social e político de vanguarda sem que o dr. Barbosa Lima Sobrinho fosse consultado em primeira instância. Sua atuação em 103 anos de vida tornou-o o mais respeitável exemplo de cidadania de seu tempo. Participou de todas as grandes discussões nacionais com clara e pacífica liderança. Quem não se lembra dele nas eleições indiretas de 1974, como candidato a vice-presidente na chapa de Ulisses Guimarães? Ou na campanha pela anistia ampla, geral e irrestrita, que teve sucesso em 1979? Nas eleições diretas para a Presidência da República foi, novamente, fundamental. Somou sua influência ao movimento, mantendo posições ponderadas. Abriu caminho ainda para uma decisão sem precedentes, ao ser o primeiro signatário do pedido de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.

Aos 15 anos, já enviava textos ao jornal A Província, de Recife, seguindo depois para o Diário de Pernambuco, Jornal Pequeno e para o Jornal do Recife. Mas foi no Rio, cidade que ele adotouem 1921, onde deu-se a mais longa colaboração de um jornalista com um órgão de imprensa: o Jornal do Brasil. O JB publicou um artigo semanal seu a partir de abril de 1927, numa relação que duraria 79 anos. O último, ''Exclusão da Classe Média'', foi publicado em 16 de julho de 2000, mesmo dia de seu falecimento.

Exerceu, de 1926 a 1992, a presidência da Associação Brasileira de Imprensa. Formou-se em direito; foi governador do Estado de Pernambuco; deputado federal por três mandatos; presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool; professor de inúmeras universidades e membro da Academia Brasileira de Letras, cadeira de número 6 na sucessão de Goulart de Andrade.

Homenageá-lo sem se perder em palavras é a proposta do Centro de Cidadania Barbosa Lima Sobrinho, ainda em construção, que terá lugar num imóvel histórico, tombado pela Prefeitura do Rio, à Rua do Catete.

O Centro começou a tomar forma em 2000, quando a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ comprou o inestimável acervo legado pelo Dr. Barbosa. Inspirado em sua vida, oprojeto pretende contribuir de forma conseqüente na construção de uma nação soberana, justa e solidária, na qual os laços históricos, culturais e lingüísticos sirvam para aproximar os cidadãos e para reduzir drasticamente as desigualdades econômicas e sociais.

Quando inaugurado, em 2007, o Centro atuará através de quatro núcleos: o de documentação; o de estudos, pesquisa, reflexão e atuação para o pleno exercício da cidadania; o de informação jurídica à população e a Casa de Cultura e Memória da Faculdade de Direito.

Preservar a memória nacional - tornando públicos importantes patrimônios históricos e culturais como o acervo do dr. Barbosa e o imóvel tombado - é, em si, um ato de promoção da cidadania. Mas é possível muito mais. Do próprio processo de construção do Centro destacamos exemplos que poderiam ser seguidos por qualquer cidadão disposto a construir um país mais justo. A primeira higienização do acervo bibliográfico foi feita por excepcionais assistidos pela APAE de Niterói. A recém-lançada publicação do Centro, Fala - Cadernos de Cidadania, foi ilustrada por trabalhos de alunos formados pela Escola Popular de Fotógrafos, uma ação do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Implantar o Centro de Cidadania Barbosa Lima Sobrinho significa homenagear de maneira viva e permanente este personagem símbolo da nação brasileira. Estamos, pensando, fazendo e compartilhando nossas preocupações e esperanças com todos que lutam por um Brasil melhor.