Título: Clinton celebra o velho estilo conciliador
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/10/2004, Internacional, p. A-8

Quem senão Bill Clinton poderia reunir George Bush, pai e filho, Bono Vox e The Edge, da banda de rock U2, Jimmy Carter e um coral de crianças latino-americanas no mesmo palanque? O encontro, que contou com mais 30 mil pessoas, marcou a inauguração da biblioteca presidencial de Clinton, às margens do rio Arkansas, no estado natal do ex-presidente.

O Centro Presidencial Clinton, uma estrutura cúbica de US$ 165 milhões, inclui réplicas do Salão Oval e do gabinete presidencial. Abriga os 80 milhões de documentos, 21 milhões de emails e 2 milhões de fotos recolhidas durante os oito anos de governo do democrata. É o maior acervo de uma biblioteca presidencial nos EUA.

Gerald Ford, de 91 anos, foi o único ex-presidente ausente na cerimônia. O democrata Jimmy Carter, 80, o republicano George Bush, também 80, e o atual ocupante da Casa Branca compareceram com as esposas à festa, marcada pela chuva. Ao lado de Clinton, no palanque, estava a senadora Hillary Rodham Clinton, sua mulher, cotada para ser candidata a presidente, pelos democratas, em 2008.

Foi um dia para deixar as disputas políticas de lado.

- Hoje, somos todos vermelho, azul e branco [as cores nacionais]- disse Clinton, 58, que se recupera de uma cirurgia cardíaca.

Ele sugeriu a Bush que aproveite a morte de Yasser Arafat para retomar o processo de paz no Oriente Médio.

- Espero que você atinja a terra prometida da paz. Você tem uma boa oportunidade. Estamos todos rezando.

Clinton também se disse perturbado com a divisão política nos EUA.

- Certa vez eu disse a um amigo: ''Sou a única pessoa nos EUA que gosta tanto de George Bush quanto de John Kerry, que acredita que ambos são boas pessoas e que apenas vêem o mundo de forma diferente''.

Bush, pai, derrotado por Clinton em 1992, elogiou o antigo adversário, a quem chamou de ''uma das figuras políticas das mais talentosas''.

- Acreditem em mim, eu aprendi isso da forma mais dura - disse o ex-presidente.

O atual ocupante da Casa Branca disse que Clinton ''liderou com otimismo e com grande afeto pelo povo americano''. George Bush também lembrou uma frase sobre o estilo político do ex-presidente, que ele teria ouvido de um democrata:

- Ele te olha no olho, aperta sua mão, segura seu bebê, brinca com seu cachorro, tudo ao mesmo tempo - afirmou.

O anfitrião agradeceu os eleogios da família Bush:

- A primeira vez que eu ouvi George Bush discursar, em Iowa, eu liguei para um amigo e disse: ''Meu Deus, esse cara pode nos derrotar, ele é um bom político''.

Jimmy Carter lembrou do primeiro encontro com Clinton, há 30 anos.

- Pode ser uma surpresa para alguns de vocês saber que ele chegou atrasado - disse Carter, aludindo à famosa impontualidade do sucessor.

Na longa cerimônia de inauguração da biblioteca, o ex-presidente foi saudado por trompetes, um coral e por uma banda de crianças latino-americanas. Uma esquadrilha da Guarda Aérea Nacional do Arkansas sobrevoou o local. Bono Vox, do U2, cantou When the Rain Comes (quando a chuva chega).

Na exposição permanente da biblioteca, a aventura sexual de Clinton com Monica Lewinsky não foi ignorada, mas é colocada no contexto das disputas partidárias no Congresso. Está na seção chamada A Luta pelo Poder, onde se discute o processo de impeachment que Clinton enfrentou em 1998 no Congresso, até ser absolvido.

Antes da cerimônia, Clinton criticou Bush pela guerra no Iraque e afirmou que a o atual governo americano ''alienou os Estados Unidos do mundo''.