Título: Delegado envolve o PT
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/01/2006, País, p. A5

BRASÍLIA - O delegado da Polícia Federal José Pinto de Luna revelou ontem na CPI dos Bingos ter sido indicado pelo PT para comandar as investigações do caso Celso Daniel. A afirmação pegou de surpresa os integrantes da oposição e os senadores petistas. - Eu estranhei. Me causou espanto saber que foi o PT quem indicou, ainda em fevereiro de 2002, os delegados federais responsáveis pela a investigação da morte do prefeito Celso Daniel. Quero saber por que desta ingerência do PT - comentou o presidente da CPI, senador Efraim Morais.

Os petistas partiram para o contra-ataque.

- Houve um equívoco por parte dos delegados. Não foi o PT quem indicou ninguém. O PT pediu ao governo o máximo empenho nas investigações e o Ministro da Justiça foi quem indicou os nomes - rebateu a senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Luna afirmou que ele e o também delegado Marcelo Baltazar foram indicados pelo PT para comandar as investigações do caso Celso Daniel. Acrescentou que, ao ver encerrada a participação da PF no caso, procurou Gilberto Carvalho, chefe-de-gabinete da Presidência e, à época, um dos integrantes da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva. Queria fazer a PF voltar ao caso.

- É muito estranho. Houve uma partidarização da investigação. O delegado também confirmou que houve interferência de petistas na primeira busca e apreensão feitas no apartamento de Celso Daniel - disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). - Houve também interferência de petistas na tentativa da PF de interrogar o porteiro do prédio onde o prefeito morava - acrescentou o senador.