Título: Relatório isenta agentes ingleses
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/01/2006, Internacional, p. A10

LONDRES - O relatório final da investigação sobre a morte do brasileiro Jean Charles de Menezes - baleado depois de ser confundido com um terrorista na saída de uma estação de metrô, em Londres, no dia 22 de julho do ano passado - isenta de culpa os dez agentes das forças de segurança envolvidos na operação. A informação foi divulgada na edição de sexta-feira do jornal Evening Standard, que teria tido acesso ao relatório. A família do brasileiro, no entanto, contesta as informações e diz que não acredita que o conteúdo do relatório tenha sido revelado ainda.

Fruto de investigações que duraram quase seis meses, o relatório foi entregue na quinta-feira pela Comissão Independente de Queixas Policiais (IPCC). Ele, porém, aconselha apenas quais os temas que deveriam receber uma análise mais profunda pela Procuradoria local. O relatório não significa a absolvição dos policiais. A Procuradoria tem o poder de julgar os agentes por crime.

De acordo com o Evening Standard, a falta de culpados no relatório piora a situação do comissário-chefe da Scotland Yard, Ian Blair. A expectativa é que ele seja forçado a fazer um mea-culpa sobre a operação. Durante as investigações, a Polícia Metropolitana admitiu o equívoco, qualificando a morte como um ''erro trágico''.