Título: Calor suspende cirurgias
Autor: Florença Mazza e Waleska Borges
Fonte: Jornal do Brasil, 25/01/2006, Rio, p. A13

Quatro cirurgias foram suspensas ontem no Hospital Municipal Souza Aguiar por problemas no ar-condicionado do centro cirúrgico. A denúncia foi feita pelo presidente da Comissão de Saúde da Alerj, Paulo Pinheiro (PPS), que esteve no hospital segunda-feira e vai encaminhar hoje uma representação ao Ministério Público Estadual. - Hoje foram feitas quatro cirurgias de emergência e duas de rotina. Mas o risco de infecção é enorme, pois o médico opera com o suor pingando no paciente - denuncia Pinheiro.

O vereador Carlos Eduardo de Mattos (PPS) também vai entrar com representação no MP. Ele disse que os médicos estão fazendo um abaixo-assinado pedindo mais condições de segurança e manifestando-se contra a possível instalação improvisada de um ar-condicionado.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ontem que já foi recuperada a refrigeração de cinco das oito salas de cirurgia do Souza Aguiar. Em nota oficial, esclarece ainda que o conserto começou há 20 dias, mas que por se tratar de um sistema grande, o reparo deve estar pronto na próxima semana.

Segundo Paulo Pinheiro, o calor também está atrapalhando o andamento da emergência, onde 88 pacientes estavam num local cuja capacidade é para 40 pessoas.

- A temperatura chegava aos 33 graus - disse.

No centro cirúrgico só cinco salas funcionaram ontem. A temperatura oscilava entre 24 e 29 graus.