Título: Pose de popular
Autor: Juliana Rocha
Fonte: Jornal do Brasil, 22/01/2006, País, p. A2

O encontro de algumas horas com um político apelidado de picolé de chuchu - pela falta de carisma com o eleitorado - tornou-se um evento digno de popstar. É bem verdade que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não esbanja a desenvoltura de outros homens públicos no corpo-a-corpo. Mantém sempre o sorriso contido e o tom de voz ameno ao ser abordado pela população afoita, que quer beijar a mão, fazer pedidos ou tirar fotografias improvisadas em celulares. - Vou tirar a foto do futuro presidente do Brasil - diz o diretor de uma das escolas beneficiadas pelo programa Kit Escolar.

Ao fundo, uma professora reclama da falta de concurso, mas diz que não vai levar a questão ao governador. Acha que ''ele está tentando melhorar ao instituir, em fevereiro, o horário integral em 500 escolas''.

Ela avalia Alckmin como governador mediano, mas que votaria nele para presidente, na ausência de um nome melhor.

Durante as quatro horas e meia que a reportagem do JB acompanhou o governador na visita a uma escola estadual, em um cafezinho no bar da periferia e em um sobrevôo de helicóptero sobre as principais obras do estado, Alckmin contou ''causos'' e piadas. Relembrou seu comandante, o ex-governador Mário Covas. Apontou as obras do Rio Tietê e a construção da unidade da USP, na zona Leste da cidade - a mais populosa e pobre - como suas preferidas. Alckmin revela obras ambiciosas que, por enquanto, estão apenas no papel, como a finalização do Rodoanel.

- Vou fazer da marginal Tietê o cartão postal de São Paulo. Vamos plantar árvores nos dois lados do Rio, mas não acredito que uma obra seja o marco de uma gestão eficiente - responde, ao ser indagado sobre qual a obra mais importante iniciada e concluída em seu governo.

Afinal, o projeto do Tietê era de Covas, ainda nos anos 90. Há três anos, ele reiniciou o legado do mestre, rebaixando o leito do rio em 2,5 metros para evitar enchentes e reconstruindo as encostas. Mas ainda há o que fazer.