Título: Mulheres são as favoritas para o STF
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/01/2006, País, p. A4

O sucessor do ministro Carlos Velloso no Supremo Tribunal Federal será indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Senado na próxima semana. Não será um político, mas um jurista. E provavelmente uma mulher. Há dois nomes na cabeça do presidente da República. Carmen Lúcia Antunes Rocha, professora de Direito Constitucional da PUC de Minas Gerais, é um deles. Muito respeitada pelos ministros do STF, que freqüentemente a citam em seus votos, ela é também coordenadora do Fórum para a Moralidade Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil.

O outro nome é o da jurista Misabel Derzi, atual procuradora-geral de Belo Horizonte, que ocupou a mesma função no nível estadual. O presidente Lula não quer que seus adversários o acusem, no ano em que deve concorrer à reeleição, de ''politizar'' a sua quinta nomeação para o STF em pouco mais de três anos de mandato.

Quem já foi O presidente Lula já nomeou quatro ministros para o Supremo Tribunal Federal. Dois advogados (Carlos Ayres Britto e Eros Grau), um juiz egresso da magistratura estadual (Cezar Peluso) e um oriundo do Ministério Público Federal (Joaquim Barbosa).

Munição estocada Petistas da CPI dos Correios folheiam com prazer texto do Departamento Nacional de Auditoria do SUS que aponta, entre outros, repasse de R$ 560 mil do governo tucano de Goiás à SMP&B São Paulo, apesar de não existir contrato entre as partes.

Promessa é dívida O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), promete colocar em votação na quarta-feira o projeto de gestão de florestas públicas, considerado prioritário pelo Ministério do Meio Ambiente.

Pegando carona Em conversa com a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a ministra Marina Silva pediu, além de empenho do governo pela aprovação do projeto, que seja enviado ao Congresso, até março, texto sobre acesso e repartição de recursos genéticos.

É isso aí Do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) para o colega Nelson Trad (PMDB-MS), que pediu a cassação do deputado Roberto Brant (PFL-MG): ''Deus ama o pecador, mas condena o pecado, já dizia o ditado.''

No meio do caminho A votação do Fundeb, uma das prioridades da convocação extraordinária, enfrentará um pesado lobby contrário da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Caixa vazio Na avaliação da confederação, o Fundeb, que beneficiará 18 milhões de estudantes de baixa renda, será altamente prejudicial para muitos municípios. Segundo dados da CNM, quase 900 prefeituras perderão receita se a proposta do governo for aprovada.

Em causa própria O deputado José Mentor (PT-SP), um dos beneficiários das contas de Marcos Valério, pediu ao Conselho de Ética 100 cópias das notas taquigráficas do depoimento de uma de suas testemunhas de defesa para distribuir pelo Parlamento.

Haja papel O problema é que as notas taquigráficas do tal depoimento têm nada mais nada menos que 110 páginas. O conselho, é claro, negou o pedido.

Justiça seja feita A agência Lew,Lara não é a única empresa responsável pela campanha publicitária que divulga as ações do governo federal em cinco estados e no Distrito Federal. Trabalha em parceria com a Matisse.

Pergunta do dia O PMDB resistirá ao assédio de um Lula em recuperação nas pesquisas?

Caixinha de surpresas Depois que o Congresso foi esculhambado pela torcida brasileira, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-AL), apelou para a linguagem futebolística para comentar a convocação extraordinária.

- Como capitão do time, não posso sair do jogo sem nenhum arranhão. Sempre machuca alguma coisa, o joelho, por exemplo. Afinal, quem entra em campo e procura a bola também é visado - disse.

Jogo Rápido

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou proposta à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) de enviar um observador às eleições gerais do Haiti, previstas para 7 de fevereiro. O assunto, no entanto, terá que ser definido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. É que durante a convocação extraordinária, viagens internacionais de parlamentares ficam suspensas.