Título: Brasileiro lidera ranking do pessimismo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/01/2006, Economia & Negócios, p. A17
A economia no Brasil está se agravando na opinião de dois em cada três brasileiros entrevistados em uma pesquisa mundial realizada a pedido da rede BBC em 32 países. No Brasil, 67% dos 800 entrevistados em oito capitais disseram que a economia nacional está piorando. Para 27%, está melhorando e 4% afirmaram que a situação econômica permanece a mesma. Na comparação com os outros países, o Brasil está entre os dez mais pessimistas em relação à economia nacional.
Na América Latina, o Brasil lidera o ranking de pessimismo, seguido por México e Argentina, onde 51% dos entrevistados afirmaram que a situação está melhorando. Os mais otimistas são Canadá e Índia. Zimbábue e França são os mais pessimistas. Foram ouvidos mais de 37 mil pessoas entre outubro de 2005 e janeiro de 2006
O pessimismo quanto à economia não se repetiu quando os brasileiros foram questionados sobre a sua própria condição econômica e a de suas famílias. Quase a metade dos entrevistados no Brasil (47%) disse que suas condições econômicas e a de suas famílias estão melhorando. Um total de 39% respondeu que estão piorando e outros 12% afirmaram que as condições permanecem as mesmas.