Título: Vale do Rio Doce fechará capital da Caemi
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/01/2006, Economia & Negócios, p. A19

Para analistas, acionistas serão beneficiados

A Companhia Vale do Rio Doce vai incorporar todas as ações da Caemi Mineração e Metalurgia. A decisão, que será ratificada pelo Conselho de Administração da Vale amanhã, contempla a troca de todas as 1.558.963.806 ações preferenciais da Caemi em circulação no mercado por novos papéis preferenciais a serem emitidos pela CVRD, que não estipulou data para a operação.

Os acionistas da Caemi receberão 0,04115 ações preferenciais da Vale por cada papel que possuírem da controlada, em relação que, segundo a CVRD reflete a evolução dos papéis nos últimos três meses.

A Vale atualmente detém 100% das ações ordinárias e 40,06% das ações preferenciais da Caemi, o equivalente a 60,23% de seu capital total.

Analistas acreditam que a operação será positiva para os acionistas das duas companhias. Para Cristiane Viana, responsável pelo setor de mineração e siderurgia da Ágora Sênior, a incorporação trará ganhos operacionais para a Vale, com redução de custos decorrentes da sinergia existente entre as duas empresas, principalmente na produção de minério de ferro.

José Alberto Baltieri, analista de mineração da Fator Corretora, ressalta que ''a Vale incorporou um ativo muito bom'', com alta geração de caixa e baixo endividamento.

- A Vale tinha duas opções: ou aumentava a remuneração dos acionistas da Caemi, ou fechava o capital da empresa. A incorporação foi a melhor escolha para a controladora, que terá acesso ao fluxo de caixa da Caemi - explica Baltieri.

Para ele, apesar de perderem a remuneração, os acionistas da Caemi não têm do que reclamar, já que, segundo cálculos da Fator, a controlada tinha potencial de valorização de 17,2% em 2006, bem abaixo dos 38% estimados para a Vale.

- Agora, os acionistas da Caemi terão papéis com maior potencial de retorno, além do que a empresa terá acesso a captações pelas mesmas taxas cobradas da Vale - diz Baltieri.

O anúncio da incorporação foi aprovado também pelos investidores. Ontem, na Bolsa de Valores de São Paulo, os papéis preferenciais da Vale subiram 2,53%. As ações da Caemi avançaram 1,30%.