Título: BB: sete condenados no caso Encol
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/02/2006, Economia & Negócios, p. A18

BRASÍLIA - A Justiça Federal em Brasília condenou seis ex-diretores e um ex-presidente do Banco do Brasil a sete anos e meio de prisão por gestão temerária de recursos devido a empréstimos à construtora Encol . A decisão foi proferida pelo juiz substituto Cloves Barbosa de Siqueira, da 12ª Vara Federal.

Os sete executivos estavam à frente da instituição durante o governo Fernando Henrique Cardoso. São eles o ex-presidente do BB Paulo Cesar Ximenes e os ex-diretores João Batista de Camargo, Carlos Gilberto Caetano, Edson Soares Ferreira, Ricardo Sérgio de Oliveira, Ricardo Alves da Conceição e Hugo Dantas Pereira.

Segundo a decisão, as penas deverão ser cumpridas desde o início no regime semi-aberto. Os ex-executivos do BB também deverão pagar 213 multas diárias no valor de meio salário mínimo.

A sentença foi proferida em 5 de dezembro e, caso os réus não tenham perdido o prazo de recurso, ainda teriam direito de recorrer da decisão em segunda instância no Tribunal Regional Federal (TRF).

Segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), o BB teria perdido R$ 500 milhões em empréstimos à Encol. Os recursos teriam sido transferidos sem garantias. A falência da Encol, que lesou 42 mil mutuários, foi decretada em 1999.