Título: Satisfeito com vitórias, Lula elogia Congresso
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 27/01/2006, País, p. A2

BRASÍLIA - Um dia depois de assistir a derrubada da verticalização na Câmara, como era o seu desejo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu elogiar o Congresso. Discurso diferente do que vinha adotando. Ele usou a aprovação do Fundeb pela Câmara na terça-feira para lamentar as críticas ''coletivas'' que são feitas aos parlamentares.

- Sempre a crítica ao Congresso é coletiva. Desde que era constituinte, a minha mágoa era que quando queriam mostrar que os deputados não trabalhavam, não nominavam quem veio e quem não veio - disse Lula.

Durante reunião sobre educação no Palácio do Planalto, o presidente defendeu a observação individual.

- Fica tudo muito generalizado. Então quem se matou de trabalhar, quem veio para votar, aparece como se não tivesse aparecido - acrescentou.

Lula agradeceu a aprovação, em primeiro turno, da proposta de emenda constitucional que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que havia sido tema de repetidos apelos seus aos parlamentares.

Na quarta-feira, foi a vez de a Câmara aprovar a emenda que acaba com a verticalização nas eleições, regra pela qual as alianças estaduais ficam subordinadas à coligação nacional dos partidos. Lula não fez menção à emenda, mas na terça-feira havia pedido aos líderes da Casa empenho na aprovação.