Título: Aventura termina em tragédia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/02/2006, Rio, p. A13

A aventura de um jovem de 15 anos terminou de forma trágica na Cidade de Deus, em Jacarepaguá. Lucian Silva dos Santos saiu para surfar no Rio Grande, que corta a comunidade, e até ontem estava desaparecido. A correnteza o arrastou, antes que os dois amigos que o acompanhavam conseguissem salvá-lo. Lucian se afogou próximo de casa, na Rua Josafá. De acordo com o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, coronel Djalma Souza Filho, a prática do surfe é comum entre os jovens da Cidade de Deus quando o nível do rio sobe.

- É uma imprudência. O nível da água subiu três metros, formando uma correnteza fortíssima.

Duas equipes dos bombeiros, com três mergulhadores, chegaram às 7h de ontem no local para realizar as buscas, interrompidas no início da noite. Por volta das 14h, foi encontrado um corpo perto da Avenida Ayrton Senna, que não era do rapaz.

A costureira Alessandra Magalhães, amiga da família de Lucian, soube do acidente na noite de terça, às 19h, e acionou os bombeiros.

- Eles falaram que não podiam vir porque já estava escurecendo e não teriam como procurar - contou.

A tia Maria Tereza Barbosa diz que a família perdeu a esperança.

- Só queremos achar o corpo para enterrá-lo. Todo mundo viu ele se afogando - disse.

A mãe de Lucian está em estado de choque e a avó, de 73 anos, teve de ir para o hospital. Segundo parentes, ele era um jovem tranqüilo, que passava horas em frente ao computador que ganhou do pai no Natal. No dia 6, completaria 16 anos. Lucian cursava o ensino fundamental e sua mãe ia inscrevê-lo em um concurso da Caixa Econômica Federal.