Título: Serra critica assistencialismo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/02/2006, País, p. A5

SÃO PAULO - O prefeito de São Paulo, José Serra, voltou a atacar, de forma indireta, o governo Luiz Inácio Lula da Silva no quesito educação. O tucano também criticou as políticas sociais - sem citar nomes de programas do governo federal. Segundo ele, os projetos geram expectativa na população, mas não seriam a solução adequada para se promover melhores condições de vida para a população de baixa renda. Falando em âmbito nacional, Serra afirmou que este é o momento de investimento na educação e na cultura.

- É hora de investirmos no trabalho com planejamento e persistência, em vez da improvisação, que só gera bravata e improvidência, (...) de investirmos na cultura, em vez da exaltação da ignorância, o que tem acontecido em nosso país.

O prefeito, que é um dos nomes cotados pela cúpula do PSDB para disputar a Presidência, ressaltou que um dos melhores ''antídotos'' para a criminalidade são crescimento econômico, desenvolvimento e geração de renda, e não apenas programas sociais.

- [A população]não deve ter como única expectativa políticas assistencialistas, que são necessárias, rendem votos, mas não oferecem dignidade nem confiança no regime democrático.