Título: Duas cidades sob ameaça da dengue
Autor: Patrícia Alencar
Fonte: Jornal do Brasil, 28/01/2006, Brasília, p. D5

Duas cidades do Distrito Federal estão em estado de alerta para o risco de dengue. A Vigilância Ambiental do Distrito Federal constatou que há risco de surto da doença em São Sebastião e no Núcleo Bandeirante. O Índice de Infestação Predial (IIP), que avalia a quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti, foi aplicado a um universo de 100 imóveis e apresentou valor acima do tolerado como recomendável nessas duas cidades. No caso de São Sebastião, o IIP subiu de 6,8%, em dezembro, para 9,1%, o mais alto do DF.

No Núcleo Bandeirante, o valor do índice foi de 4,8% para 5,6%. A Vigilância Ambiental explica que índice acima de 1% indica que pode ocorrer surto de dengue na região.

Embora as duas cidades sejam as que apresentam estado mais crítico em relação ao risco de doença, a bióloga-chefe do Núcleo de Controle de Vetores da Vigilância Ambiental, Cristiane de Oliveira, alerta para que os moradores de todos o Distrito Federal fiquem atentos quanto aos cuidados para se prevenir contra a dengue. As pessoas devem ter consciência de que o foco da doença, em 90% dos casos, começa dentro do quintal das casas. Por isso, é preciso eliminar os principais criadouros do mosquito.

- A melhor forma de combater a doença continua sendo a prevenção. O principal recipiente que o mosquito Aedes aegypti utiliza como criadouro são os pratinhos das plantas. Por isso, as pessoas precisam ter consciência e fazer a limpeza de seu quintal. Não adianta só o vizinho fazer. O combate do Aedes aegypti é um trabalho em conjunto - afirma Cristiane.

A bióloga alerta: os principais sintomas da dengue são dores na cabeça e nos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, febre alta e fraqueza. Em caso de suspeita, o paciente não deve tomar medicamentos por conta própria, principalmente aqueles que contêm ácido acetil-salicílico, como AAS e Doril.

Comunidade - Raimundo da Costa Medeiros trabalha há três ano no combate ao mosquito da dengue. O agente de saúde afirma que sem a colaboração da comunidade as ações ficam comprometidas. A dona de casa Marcelina Rosa de Oliveira, de 60 anos, afirma que toma todos os cuidados para não proliferar o foco na sua casa, na Vila Planalto.

- Todos os dias limpo os pratinhos das plantas. Fiz os furos para a água não ficar empossada. Nos jarros maiores coloquei areia. É melhor prevenir do que ficar doente.

Balanço - Só no início de 2006, foram registrados 84 casos. Cristiane de Oliveira explica que a Secretaria de Saúde está analisando a origem da infecção. Sete casos tiveram a sua procedência confirmadas: dois do Pará, dois da Bahia, um de Goiás, um de Tocantins e um de Minas Gerais.

- As pessoas podem ficar tranqüilas. O DF ainda não está em situação crítica como em outros estados. Estamos realizando as ações preventivas para evitar esse tipo de preocupação.

Em 2005, foram notificados 1.038 casos. Para este ano, o governo do Distrito Federal (GDF) mobilizará equipes da Secretaria de Saúde, Belacap e Vigilância Sanitária para trabalhar no combate à dengue, principalmente no período de chuva.