Título: Agência dos EUA faz promessa à CPI
Autor: Hugo Marques e Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 02/02/2006, País, p. A2
WASHINGTON - A equipe da CPI dos Correios ouviu ontem do Fincen (Agência de Inteligência Financeira dos EUA) a promessa de que os dados bancários do publicitário Duda Mendonça seriam repassados na próxima semana ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras, do Ministério da Fazenda). A notícia foi recebida como vitória pelos deputados que apostam no acesso mais simples à documentação a partir de agora. Osmar Serraglio (PMDB-PR), Eduardo Paes (PSDB-RJ) e Antenor Madruga, do Ministério da Justiça, se reuniram na tarde de ontem com o diretor-executivo do Fincen, William Bathy. No dia anterior, receberam negativas de acesso ao material da Promotoria Distrital de Nova York.
- O promotor de Nova York pega todas as informações do Duda aqui (no Fincen). E aqui nos disseram que aceitam passar tudo diretamente para o Coaf - disse Serraglio.
O Coaf solicitou os dados ao Fincen em 2005. Mas o pedido entrou na fila de outros pedidos da autoridade brasileira.
-Em momento algum o governo brasileiro informou aos EUA de que se tratava de caso de corrupção com essa importância - criticou Eduardo Paes.
A partir de agora serão rastreadas todas as eventuais contas mantidas por Duda no sistema bancário americano, e, quando for identificada alguma, o Coaf receberá informações sobre valores, datas, numeração bancária, entre outras.