Título: DF tem o melhor ensino do Brasil
Autor: Lígia Maria
Fonte: Jornal do Brasil, 03/02/2006, Brasília, p. D8

Pesquisa diz que, na ótica dos usuários, a diferença entre escolas públicas e privadas brasilienses é a menor de todo o País.

O Distrito Federal conta com o melhor ensino privado do País e também é a unidade da Federação que apresenta menor diferença entre educação pública e educação particular. É o que apontará um raio-x do sistema de ensino privado brasileiro, que será divulgada na próxima semana. A pesquisa, encomendada pela Federação Nacional das Escolas Particulares, mostrará ainda que a menor diferença na comparação entre os ensino público e privado se deve à qualidade do sistema público brasiliense, acima da média nacional. A qualificação dos professores e o bom aparelhamento das escolas privadas - 93% possuem quadras esportivas e centros de informática - são alguns dos fatores que contribuem para a qualidade do sistema particular. O Distrito Federal apresenta também a melhor relação entre número de alunos e professores do Brasil, fator delicado que varia de acordo com a proposta pedagógica. No caso de alunos com deficiência auditiva, por exemplo, há um professor capacitado para cada cinco alunos especiais.

- O resultado não é uma surpresa. A qualidade do sistema educacional do DF, reconhecidamente, é a melhor do País. Em todas as avaliações nacionais, como o Exame de Ensino Médio (Enem), os brasilienses sempre saem na frente, com as melhores entre as médias nacionais - avalia Amábile Diniz, presidente dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF).

O fato de o Distrito Federal ter a menor diferença do País entre os ensinos público e privado também não surpreendeu Vandercy Carmargos, secretária de Educação. Ela acredita que a alta qualidade das escolas públicas contribui para essa realidade.

Segundo a secretária, a eficiência do sistema de ensino público brasiliense está fundamentada na garantia de acesso, na busca de permanência dos estudantes nas escolas e na qualificação dos professores, que deve ser ampliada a partir de julho deste ano - quando os últimos professores do programa Professor Nota 10 concluirão o curso superior.

- O sistema público do DF terá 100% de professores com nível superior após a graduação dessas pessoas - declara a Secretária.

A avaliação do ensino superior mostrará 92% das famílias brasileiras preferem o ensino privado. E ainda que o setor brasileiro de ensino privado é responsável por 1,6% do PIB brasileiro, emprega 650 mil brasileiros, sendo que 90% da mão-de-obra possui, no mínimo, nível superior.

Critérios - Há na cidade 420 escolas particulares e elas nem sempre são de qualidade, opina o professor Toshio Nakamura, do Colégio Galois. Crítico em relação ao ensino particular, ele acredita que a fama das escolas privadas é maior do que a qualidade.

Toshio separa o investimento em imagem e estrutura do investimento em melhoria do projeto de ensino, verdadeira fonte do sucesso do aluno. Como exemplo, cita a baixa aprovação dos estudantes da rede privada em avaliações consideradas difíceis, como o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília.

- Mais da metade das vagas do PAS são conquistadas pelos alunos da rede pública de ensino, não da rede privada. E não apenas porque o ensino público brasiliense é bom, mas também porque a qualidade da proposta das escolas particulares é baixa - avalia Toshio.

Credibilidade - O professor Toshio acredita que os pais, antes de matriculares os filhos na escola, devem avaliar a credibilidade da instituição. Bons índices de aprovação em avaliações concorridas, como o vestibular da Universidade de Brasília (UnB) ou Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devem ser considerados pela família indicadores de que a escola tem proposta satisfatória. E recomenda: em caso de dúvida, melhor escolher o sistema público.

- É preferível uma escola pública tradicional a uma escola privada sem credibilidade - afirma.

Vandercy Camargos, secretária de Educação, tem a mesma opinião. Ela acredita que os pais devem observar a proposta pedagógica, que deve preparar crianças e jovens para os desafios da vida.