Título: Bernardino volta à CPI da Saúde
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/02/2006, Brasília, p. D3

Ex-secretário de Saúde é suspeito de desviar dinheiro público para favorecer hospital particular

O ex-secretário de Saúde Arnaldo Bernardino volta depor hoje na Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde. É a segunda vez que o médico será ouvido pelos deputados. Os integrantes da CPI querem confirmar as informações obtidas com a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico, fazendo a acareação com outras quatro pessoas. A maior parte do depoimento será fechada, segundo a relatora, porque os dados são sigilosos. Antes mesmo de concluir os trabalhos, a relatora do caso, deputada Arlete Sampaio (PT), adiantou que pedirá no relatório final o indiciamento de mais de dez pessoas, pelos crimes de formação de quadrilha, peculato, improbidade administrativa e pelo desrespeito ao Código de Ética dos médicos.

- Bernardino encabeçará a lista, mas também há envolvimento de nomes da cúpula da Secretaria da Saúde e do Hospital Santa Juliana - antecipou Arlete Sampaio.

O relatório que falará sobre o repasse de verba do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Hospital Santa Juliana, em Samambaia, está praticamente pronto e tem mais de 300 páginas. Com os anexos, serão 7 mil folhas. A relatora disse que aproveitou o recesso parlamentar para adiantar os trabalhos.

Em dezembro do ano passado, levantamento feito pela comissão constatou que dos 171 casos de internação remetidos à rede privada em 2004, 147 foram parar no Santa Juliana, administrado pela família Madeiro Leite e pela irmã do ex-secretário de Saúde.