Título: Hamas quer vir ao Brasil
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/02/2006, Internacional, p. A8

BRASÍLIA - O governo brasileiro foi mais um que condicionou a cooperação com o Hamas ao reconhecimento do Estado de Israel. Na quarta-feira, o porta-voz dos radicais, Samy Abu Kuhri afirmou que representantes do grupo, vencedor das eleições legislativas palestinas, viajarão ao Brasil e a outros países da América Latina para pedir ajuda financeira. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou, no entanto, que não recebeu qualquer pedido de apoio econômico do grupo militante. O chanceler não informou quando poderia acontecer uma possível visita do Hamas ao país.

¿ O Brasil está disposto a ajudar qualquer governo palestino que busque, entre outras coisas, a formação e consolidação de um Estado Palestino coeso, economicamente viável, e queira colaborar com a paz no Oriente Médio ¿ disse o chefe do Itamaraty.

Para Amorim, ¿se o Hamas escolheu a via eleitoral, está demonstrando que prefere a política a outros meios¿.

Desde a vitória do grupo armado, no último dia 25, muitos países já negaram ou suspenderam a ajuda financeira aos palestinos. Na quarta-feira, a União Européia anunciou que o apoio continuaria até o fim do atual governo, mas fez exigências para a manutenção da ajuda para o próximo Parlamento, de maioria radical. Já Israel interrompeu a transferência mensal de impostos arrecadados para a Autoridade Nacional Palestina. O grupo, que defende a destruição do Estado judeu, pediu contribuições ao mundo árabe.