Título: Religiosidade ainda é atração maior
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 05/02/2006, Brasília, p. D8
As principais atrações de Planaltina se relacionam com o turismo religioso. Além da Via Sacra do Morro da Capelinha, que este ano acontecerá dia 14 de abril, a cidade abriga outras quatro comemorações: a Festa do Divino, realizada em maio, a Folia de Reis, que acontece entre 31 de dezembro e 6 de janeiro, a Festa de São Sebastião, entre 12 e 20 de janeiro, e a Cruzada Evangélica, realizada em agosto como parte das comemorações do aniversário da cidade. São elas que atraem o maior número de visitantes à cidade, embora preservem o clima local. A Igreja de São Sebastião, construída em 1870 e tombada pelo Patrimônio Histórico do DF em 1982, é uma das atrações turísticas de Planaltina. No último sábado de cada mês, a praça localizada na lateral da igreja recebe a Feira Alternativa, com artesanato, praça de alimentação e artigos diversos.
A religiosidade serve de inspiração até para os artistas da cidade. Este é o caso de Adeílton Oliveira, 32 anos. Ele trabalha com arte desde os 16 anos. Começou com teatro, passou para a confecção de bonecos e acabou se especializando na arte em palito. Adeílton montou as 15 estações da Via Sacra com palitos de fósforo que ficam dentro da moldura das próprias caixas.
- Levei três meses para fazer as estações da Via Sacra. Agora estou montando a maquete de Brasília com palitos em uma moldura de 40cm X 40cm. Estou negociando para deixar a maquete na Biblioteca Nacional - afirma ele.
Recentemente Adeílton fez a exposição Os 35 Milagres de Cristo, no Brasília Shopping. Durante todos os finais de semana de janeiro ele ensinou sua técnica em oficinas gratuitas no local da exposição.