Título: Produção agrícola marca economia
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 05/02/2006, Brasília, p. D8

Com uma área de 1, 54 mil quilômetros quadrados e população de 195 mil habitantes, Planaltina é responsável por 27% da produção agrícola do DF. Mesmo a parte urbana da cidade, onde mora a maioria da população, mantêm a ligação com o campo. Na Casa do Artesão, por exemplo, onde trabalham 200 pessoas, a matéria prima é colhida no cerrado. Família inteiras são sustentadas com os arranjos, móveis, cestos, jogos e sapatos produzidos no local. A tradição é passada de pai para filho. Joana Alves, 87 anos, por exemplo, é pioneira e fundadora da Casa do Artesão. Ela trabalhava no campo em Piauí e começou a trabalhar com cestaria. Em 1980, Joana foi convidada a vir para o Planalto Central dar aulas de artesanato e nunca mais saiu de Planaltina.

A filha de Joana, Maria Alves da Costa, 42 anos, sustentou os dez filhos com o artesanato. Ela e o marido trabalham na Casa do Artesão e esta é a única renda do casal.

- Só tenho que agradecer ao artesanato. Foi ele que alimentou meus filhos - diz Maria.

Luana Coimbra, 20 anos, aprendeu as técnicas com a mãe, que trabalha com artesanato há 32 anos e, há 28, comercializa seus produtos na Feira da Torre de TV. Luana está grávida de sete meses e garante que, assim como aconteceu com ela, seu filho aprenderá o trabalho ainda pequeno.