Título: Planaltina abre espaço para cultura
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 05/02/2006, Brasília, p. D8
Planaltina, a cidade mais antiga do Distrito Federal, está prestes a ganhar uma Casa de Cultura. O projeto está pronto e todas as exigências da Secretária de Turismo foram cumpridas. O objetivo da Administração Regional é inaugurar o local ainda este ano. Como a cidade não tem um espaço próprio para que os artistas da cidade possam ensaiar e fazer suas apresentações, os grupos ficam à mercê do calendários dos espaços da cidade. Preto Rezende, coordenador geral da Via Sacra do Morro da Capelinha, é ator profissional e tem um grupo de teatro há 20 anos. Neste período mais de 200 pessoas passaram pelos cursos que resultaram em monatgens diversas.
¿ No primeiro semestre nos dedicamos às encenações da Via Sacra e da Festa do Divino, que acontece em maio. No segundo semestre fazemos as montagens de teatro. As apresentaçõe acontecem no auditório da Administração Regional, mas os ensaios são realizados onde há vaga ¿ afirma o coordenador.
A encenação da Via Sacra completará 33 anos em 2006. O evento reúne 1400 pessoas, sendo que cerca de 1100 são atores e o restante fazem parte da equipe técnica. Os integrantes já estão se encontrando, pois a montagem do espetáculo dura dois meses. Os ensaios começarão logo após o Carnaval.
Além da Via Sacra, encenada no Morro da Capelinha, na sexta-feira da paixão, o grupo interpretará a Santa Ceia na quinta-feira santa e, no domingo, fará uma apresentação da Via Sacra para as crianças.
Na apresentação principal da Via Sacra, os atores são distribuídos em 15 estações que simulam os últimos passos de Jesus. Na primeira é apresentada a condenação de Cristo e na última, sua ressurreição. Em cada estação ficam cerca de 200 atores.
¿ Planaltina é uma cidade pequena e a maior parte da população tem renda baixa. Como não há poucas opções de entretenimento, a população começou a criar alternativas para não depender tanto do Plano Piloto. Temos que improvisar para montar os espetáculos, mas o público é sempre fiel ¿ garante Preto Rezende. Segundo ele, a Casa de Cultura é o resultado de uma batalha de 15 anos. O local irá suprir as necessidades e impulsionar os grupos de Planaltina, pois contará com teatro e espaço para exposições e eventos.