Título: Roriz quer pressa no Senado
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 26/01/2006, Brasília, p. D3

A aprovação da ampliação do Parque Nacional de Brasília, aumenta as chances da Cidade Digital sair do papel. O projeto segue para ser votado no Senado. Na tentativa de garantir a votação o mais rápido possível, o governador Joaquim Roriz (PMDB) vai pedir ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que acelere o processo de votação da proposta na Casa. Depois de aprovado pelo plenário do Senado, o projeto seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o Diretor de Ecossistemas do Ibama, Valmir Ortega, enquanto o projeto segue o trâmite no Senado o processo de licenciamento ambiental para a implantação da Cidade Digital, que ocupará 123 hectares, poderá começar.

- Nós nos colocamos à disposição da bancada do DF para agilizar o processo, mas só poderemos conceder o licenciamento ambiental quando o projeto for sancionado - afirmou Ortega.

A pressa se deve ao ultimato dado pelo Banco do Brasil. A instituição tem até segunda-feira para comunicar em qual cidade pretende instalar o Data Center. Segundo o diretor Executivo de Tecnologia do BB, Jesualdo Conceição da Silva, o investimento para a construção do prédio que abrigará o centro será de cerca de R$ 300 milhões. Ele calcula um gasto de mais R$ 2 bilhões em equipamentos.