Título: Aliados de Alckmin produzem manifesto
Autor: Daniel Pereira e Sérgio Pardellas
Fonte: Jornal do Brasil, 03/02/2006, País, p. A5

SÃO PAULO - Em resposta ao avanço do prefeito de São Paulo José Serra na disputa interna do PSDB, os apoiadores do governador paulistano Geraldo Alckmin, lançarão um manifesto em favor de sua candidatura à Presidência. Um dos articuladores, o deputado Roque Barbieri, promete, para terça-feira, a divulgação de um documento em que toda a bancada do PSDB na Assembléia Legislativa defenderia a escolha de Alckmin. Segundo ele, o partido em São Paulo está ¿sendo covarde¿ e deve mostrar ao país que prefere Alckmin:

¿ Nada contra, mas o Serra deve ficar na dele. Ele está no teto. O Alckmin, no piso.

O potencial de crescimento não é o único argumento dos defensores de Alckmin. Líder do governo na Assembléia, Edson Aparecido alega que a indicação de Serra colocaria em foco a comparação do governo Lula com o de Fernando Henrique Cardoso. Aparecido ressuscita ainda a polêmica do domínio tucano sobre a cidade de São Paulo. Se Serra quiser concorrer à Presidência, terá que deixar o cargo antes de abril, deixando os dois anos e nove meses restantes de mandato para o PFL do vice Gilberto Kassab.

O deputado Orlando Morando chega a lembrar o empenho de Alckmin pela eleição de Serra em 2004:

¿ Espero que o prefeito reconheça o apoio de Geraldo.

Neste sábado, Barbieri e Aparecido estarão em Araçatuba, onde prefeitos, vereadores e presidentes de diretórios municipais farão um movimento pró-Alckmin. A ofensiva provoca desconforto na bancada. Embora a maioria seja favorável ao governador, alguns resistem à idéia de ter que optar agora. Incomodado, o deputado Celino Cardoso duvida que esse movimento parta do governador.

¿ Esse tipo de pressão não ajuda. Os dois são sensatos. Vão compor entre si. Não vão expor os companheiros a escolher ¿ disse.

O movimento é uma reação ao exército serrista. Alckmin tem lamentado da desarticulação e se queixa da ¿plantação¿ de notícias em favor de Serra.

¿ Por enquanto, eles só ganharam em plantação de notinhas ¿ ironizou Aparecido.

Também na semana que vem, Serra receberá o apoio de uma frente nascida do meio acadêmico. Na terça-feira, o economista Luiz Gonzaga Beluzzo participou de um encontro para elaboração de um manifesto pela candidatura de Serra. A reunião contou com a presença dos professores José Márcio Rêgo e Basílio Sallum Jr.