Título: Empresário desconhece os sócios
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 03/02/2006, País, p. A3

BRASÍLIA - Sócio da Guaranhuns Empreendimentos, José Carlos Batista disse ontem à CPI dos Correios que fez contrato de R$ 10 milhões com Marcos Valério Fernandes de Souza sem conhecer o publicitário, apontado como operador do mensalão. - Para operar no mercado financeiro não é preciso conhecer ninguém. Fiz um contrato com o Marcos Valério, mas não o conheço. Para mim, trabalhar para ele (Marcos Valério) é igual a trabalhar para o José ou para o João.

Batista foi indiciado em agosto do ano passado pela Polícia Federal sob a acusação de lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e prática de crime contra o sistema financeiro.

Aos parlamentares, ele disse também que não conhece os sócios majoritários da Guaranhuns, empresa da qual detém 1% do controle acionário. - Sei que 99% da empresa está nas mãos da Esford trading (companhia aberta no Uruguai), mas não sei quem são os donos.

Sub-relator da CPI, o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) apresentou documento, registrado em cartório, revelando que Batista também tem participação na Esford.

- Como estou aqui na condição de investigado, e não de testemunha, não quero falar sobre este assunto - respondeu Batista.

Nervoso e irônico no depoimento, disse ter patrimônio de R$ 300 mil ''não declarado ao fisco''.