Título: Crença de que pílula engorda é falsa
Autor: Claudia Bojunga
Fonte: Jornal do Brasil, 31/01/2006, Saúde & Ciência, p. A13

O velho mito que tomar contraceptivo oral leva as mulheres a engordarem acaba de ser completamente desmentido por uma pesquisa americano da ONG Family Health International. A equipe de cientistas analisou 44 estudos realizados em vários países em diferentes épocas e comparou-os entre si. Na análise, feita a partir das informações registradas sobre as participantes e de dados sobre mudanças de peso, não foi encontrada nenhuma evidência de que a ingestão de hormônios leva ao aumento de apetite.

Três trabalhos são os que merecem mais destaque, segundo Laureen Lopez, uma das pesquisadoras do instituto.

- Comparamos pacientes que tomaram pílula e outras que tomaram placebo (substância inócua ao organismo, que serve para grupo de controle). Esse é o melhor tipo de comparação e o mais difícil de ser feito. Em nenhuma delas houve ganho de peso - explica, por telefone, ao JB Laureen.

No total, foram feitas 77 comparações com mais de 20 tipos de anticoncepionais que contêm hormônios, incluindo o adesivo (que é colado na pele) e o anel contraceptivo vaginal.

- É importante divulgar essa informação para que as pessoas procurem a razão de estarem engordando e parem de culpar a pílula, que é um método muito eficaz de controle da natalidade - ressalta a especialista.

- Realmente existe um tabu. O ganho de peso é a preocupação principal das mulheres que vem ao meu consultório, algumas resolvem mudar de pílula ou até mudam de método por causa disso - conta o ginecologista Ricardo Vasconcellos Bruno membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia.

Em cinco dos trabalhos, em que se comparou mulheres que tomavam diferentes contraceptivos orais, observou-se uma pequena diferença de peso. Mas o ganho não foi significativo, o maior foi de menos de 2 kg.

- Esse resultado foi encontrado em apenas 6% do total de análises e por isso não deve ser considerado - esclarece a pesquisadora.

Ricardo Bruno confirma que não há ganho de gordura corporal por causa da pílula, mas afirma que a mulher pode ter como reação uma maior retenção de líquidos.

- É como se fosse um sintoma pré-menstrual, mas que ocorre, muitas vezes, apenas no período de adaptação do anticoncepcional - esclarece o ginecologista.

O contraceptivo oral é um dos métodos de controle de natalidade mais comuns e é usado por mais de 100 milhões de mulheres em todo o mundo. Se tomado corretamente tem uma eficácia de 99% para evitar a gravidez. A maioria das pílulas contém versões sintéticas dos hormônios estrogênio e progesterona, que inibem a ovulação.