Título: PT tenta evitar as prévias
Autor: Eruza Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 09/02/2006, Brasília, p. D3

Pré-candidatos buscam consenso

Cinco pré-candidatos do PT ao Palácio do Buriti começaram a discutir um nome de consenso para evitar as prévias do partido, alavancar a militância e unir as esquerdas no Distrito Federal. Durante a reunião, realizada ontem em um hotel, os deputados distritais Arlete Sampaio, Chico Leite e Chico Floresta, o ex-presidente do Banco Popular Geraldo Magela e o jornalista Dorgil Marinho firmaram acordo em busca da unidade partidária. O único que não apareceu no encontro foi Cláudio Santana. - Ninguém ameaçou retirar a candidatura, mas a reunião foi um avanço. Todos assinaram uma nota pública se comprometendo a lutar pelo consenso, respeitando inclusive o nome que for vitorioso - afirmou o presidente do PT-DF, Chico Vigilante.

O documento assegura também que o PT não abrirá mão de cabeça de chapa para outras legendas de oposição, como o PCdoB, que banca o nome do ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz. Mesmo assim, diz que tem a intenção de formar uma frente partidária com a esquerda e centro-esquerda. Também não foi descartada a possibilidade de oferecer a vice-governadoria ao PL.

Para tentar ainda evitar um racha nas correntes internas do partido e conseguir uma única candidatura, Vigilante vai propor hoje ao Diretório Regional a prorrogação do prazo de inscrições dos pré-candidatos, de 10 para 17 de fevereiro. A data das prévias também será discutida e deve passar de 12 a 26 de março.

- Como o tempo para a discussão foi muito curto, pedimos o adiamento - justificou Arlete Sampaio.

Dos seis postulantes, Arlete Sampaio e Geraldo Magela devem disputar os votos dos filiados. O ex-presidente do Banco Popular ainda está de olho em um cadeira na Câmara dos Deputados.

As inscrições para concorrer a deputado federal e a deputado distrital, no entanto, não sofreram alterações: vão de 11 de fevereiro a 3 de março.