Título: PT vai entrar na Justiça contra Fernando Henrique
Autor: Daniel Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 07/02/2006, País, p. A2

As críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao governo e aos petistas, incendiaram de vez a disputa eleitoral entre PSDB e PT, apesar de os dois partidos ainda não terem anunciado de forma oficial os respectivos concorrentes ao Palácio do Planalto. Ontem, o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), anunciou que entrará na Justiça contra FH, que teria proferido declarações ''injuriosas, caluniosas e difamatórias'' em entrevista à revista Isto É desta semana. A reação dos tucanos foi imediata. Líderes do PSDB não apenas ratificaram as palavras do ex-presidente como desafiaram Berzoini a ajuizar a ação. Além disso, ironizaram o possível contra-ataque, lembrando que as CPIs das Privatizações e do Setor Elétrico foram anunciadas por petistas e aliados para constranger os integrantes do governo anterior, mas não saíram do papel. A queixa maior do PT recai sobre duas declarações de FH: ''A ética do PT é roubar'' e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ''é omisso com corrupção''.

- Essas declarações demonstram o desespero de um cidadão que foi durante oito anos presidente de um país e que hoje, consultadas as pesquisas, não teria a menor chance de se reeleger - afirmou Berzoini. Para o deputado, o ex-presidente não teria condições de dar ''lição de moral'' ao PT depois de ter recebido no Palácio do Planalto, de madrugada, o banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity, ''sem nunca ter explicado à nação o motivo''.

O secretário-geral do PSDB, deputado Eduardo Paes (RJ), disse que FH não falou ''nada além da verdade'' sobre o PT e o governo. Já o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), afirmou que as declarações não foram direcionadas a todos os petistas, mas àqueles protegidos pelo ex-tesoureiro Delúbio Soares ou que participaram das operações de aparelhamento do Estado e drenagem de recursos públicos para a máquina partidária.