Título: Trem-bala entre Rio e São Paulo
Autor: Karla Correia
Fonte: Jornal do Brasil, 07/02/2006, País, p. A3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende lançar em maio - um mês antes do prazo limite para a homologação das candidaturas - um projeto que poderá ser o combustível da campanha à reeleição no Sudeste. Trata-se de um trem-bala para ligar o Rio a São Paulo em 88 minutos numa velocidade média de 280 km/h, com preço acessível e potencial de rivalizar com ônibus e aviões. A linha pode atender a mais de 65 milhões de pessoas, ou um terço da população brasileira, ao ano.

O projeto dormia numa gaveta do Ministério dos Transportes há mais de 10 anos e é tocado pela Valec Engenharia e Construção, estatal vinculada ao Ministério dos Transportes. O trem-bala de Lula custa US$ 9 bilhões (R$ 20 bilhões), mas o financiamento seria majoritariamente privado. A participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é estudada.

Em 2005, a consultoria italiana Italplan, Engineering, Enviroment & Transports apresentou projeto técnico e financeiro ao Ministério dos Transportes. Ficaria responsável pela captação do dinheiro ao Banco Mundial e ao Eurobank.

Apesar das negociações avançadas com a empresa italiana, deverá ser aberta uma licitação internacional. A expectativa é de que o edital possa ser lançado em maio. Além da italiana, já demonstraram interesse na obra um grupo alemão, consórcio com a participação do grupo Siemens. O grupo vitorioso iniciará a captação de recursos financeiros ainda em 2006 e terá um prazo de construção de sete a oito anos.

A concessão será de 35 anos. Mas caso não feche o orçamento em três anos, a empresa vencedora poderá perdê-la. A Valec, por intermédio do seu presidente, o ex-deputado José Francisco das Neves, o Juquinha, coordenador do projeto, calcula que o governo deverá ter um retorno de aproximadamente US$ 73 bilhões (R$ 161 bilhões) depois de 30 anos.

O trecho custaria hoje R$ 86. O passageiro se deslocaria do centro de São Paulo à Estação Dom Pedro II, no Rio, em menos de uma hora e meia. Espera-se que o trem-bala carregue 900 passageiros e parta a cada 15 minutos.