Título: Cidade prepara moradores para conquistar vagas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/02/2006, Economia & Negócios, p. A18
Em resposta aos críticos do projeto da Petrobras, o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB), diz que a cidade estará preparada para enfrentar o inevitável inchaço populacional. ¿ A opção por Caraguatatuba foi um presente para a nossa cidade, mas precisamos tomar cuidado para evitar um crescimento desordenado do município.
Aguilar afirma que a falsa perspectiva de emprego para todos é uma questão preocupante. ¿ Vamos tentar evitar ao máximo a migração de pessoas, porque sabemos que a maioria das vagas fixas que serão abertas na região terá como característica a mão-de-obra extremamente especializada.
Aguilar viajará para Macaé este mês, a convite da Petrobras, para conhecer melhor a transformação pela qual passou a cidade litorânea do Rio de Janeiro com a exploração do petróleo, iniciada nos anos 70.
¿ Temos interesse em conhecer os problemas e as soluções adotadas tanto para o impacto ambiental do projeto, quanto no controle do fluxo migratório ¿ diz o secretário do Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho.
A cidade já se movimenta para tornar seus habitantes mão-de-obra especializada para a Petrobras e para suas prestadoras de serviço. ¿ A demanda por alguns cursos profissionalizantes cresceu significativamente desde que se soube da vinda da Petrobras. Nos cursos de hidráulica e de informática, já temos turma para o ano todo ¿ afirma Eloiza Antones, presidente da Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc).
A inevitável vinda do turismo de negócios também incentiva a criação de cursos de idiomas e hotelaria na cidade.
¿ A região passará a receber executivos e empresários atraídos por congressos, seminários e pequenas reuniões de negócios ¿ comemora o secretário de Turismo do município, Ricardo Ribeiro.
O arquiteto Alexandre da Silva, de 31 anos, é um dos que sonham com os futuros empregos oferecidos pela Petrobras. Ele acaba de se inscrever no curso de pós-graduação em engenharia de petróleo e gás oferecido pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA).
¿ Moro em Caraguatatuba e, para fazer o curso, viajo 80 quilômetros duas vezes por semana, na esperança de conquistar um emprego com salário de R$ 3,1 mil.