Título: Prévia do PT tende a se polarizar
Autor: Eruza Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 07/02/2006, Brasília, p. D3

Esta semana será decisiva para os seis pré-candidatos ao Palácio do Buriti do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal. O prazo para a inscrição nas prévias, marcadas para os dias 12 e 26 de março - primeiro e segundo turno, respectivamente -, termina na sexta-feira. A tendência é de polarização entre a deputada distrital Arlete Sampaio e o ex-presidente do Banco Popular Geraldo Magela. Chico Leite, Dorgil Marinho e Cláudio Santana devem desistir da disputa. O distrital Chico Floresta afirmou ontem que ainda está no páreo. - Recolhemos todas as assinaturas. Só desisto se houver uma retirada geral em torno de um único nome - contou Floresta.

Arlete Sampaio está correndo contra o tempo para conseguir apoio e viabilizar a sua pré-candidatura. Apesar de ter assumido em reuniões que vai concorrer, a expectativa é que ela só faça o comunicado oficial na quinta-feira. Enquanto os seus colegas petistas decidem se vão realmente jogar a toalha, a parlamentar começou a estreitar as relações com o PCdoB. Encontrou-se com o ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, que também é pré-candidato ao Palácio do Buriti, e saiu esperançosa da conversa.

- O PCdoB quer que o PT leve em conta a disposição do ministro de disputar as eleições para o governo do DF, mas não gostaria de fazer chapa contra o nosso partido, um aliado histórico - afirmou Arlete Sampaio.

Alianças - O entusiasmo da petista é motivado também pela sinalização do PPS e do PSB em apoiá-la na corrida ao GDF. O presidente regional do PSB, Rodrigo Rollemberg, defende a criação de uma frente de esquerda e centro-esquerda e afirma que Arlete e Agnelo tem maiores chances de aglutinar as forças de oposição. PSol e PDT, no entanto, não devem fazer parte da coligação.

Geraldo Magela pensou em desistir da candidatura, mas depois voltou atrás. Mandou uma carta para a militância sinalizando a possibilidade de disputar o cargo de governador ou de deputado federal. Depois de consultar as bases petistas, ele fala inclusive de sair a deputado distrital:

- Ainda não me defini. Termino hoje [ontem]a visita às cidades. Conversei com mais de 1.300 filiados. Vamos buscar um acordo na tentativa de evitar as prévias, cujo resultado é imprevisível. Não dá para fazer uma análise cartesiana.

O discurso de unificar o PT em busca do nome de consenso é endossado pela intenção de não ser candidato ao Buriti a qualquer custo. O petista teme que as prévias dividam o partido. Para Magela, se isso ocorrer, o candidato sairá enfraquecido.

- Se entrar na disputa, vou fazer de tudo para ganhar no 1º turno. Ir para o 2º turno é um suicídio - argumentou Magela.

Prévias - O primeiro a desistir da pré-candidatura será o distrital Chico Leite. Mesmo assim, ele está recolhendo as 1.293 assinaturas exigidas pelo Diretório Regional. Para tentar chegar ao consenso, o parlamentar vai propor aos correligionários um encontro dos pré-candidatos até sábado.

- Não serei empecilho para o consenso. Só acho que seria interessante que os inscritos nas prévias concorressem a único cargo e não leiloassem a opção dos militantes - disse Chico Leite.

O presidente do PT-DF, Chico Vigilante pedirá, em prol da unidade do partido, a desistência de Dorgil Marinho e Cláudio Santana e convidará os seis pré-candidatos para uma conversa, com a finalidade de evitar desgastes entre os correligionários e o acirramento da disputa.

- Vou lutar para que não haja prévias, mesmo sabendo que estão no Estatuto do PT. O partido já brigou demais, agora é hora de se unir - enfatizou Vigilante.