Título: Senador duvida que lista seja verídica
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/02/2006, País, p. A4

BRASÍLIA - O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou ontem que não acredita na veracidade da suposta lista de caixa dois de Furnas, que teria beneficiado vários políticos na campanha de 2002. Para o parlamentar, o governo deve se manifestar logo sobre a questão. Por meio de pronunciamento do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ou autorizando a Polícia Federal a fazê-lo.

- Peço ao ministro da Justiça que diga, em público, se considera a lista falsa ou não. Ou a lista é verdadeira, e o governo tem muito o que explicar, ou ela é falsa, e os culpados pela falsificação têm de aparecer e ser punidos - afirmou Virgílio.

O senador informou ainda que não acredita na autenticidade da lista, porque até agora não apareceram os originais do documento. Virgílio também argumenta que o primeiro nome dos beneficiários é o do próprio filho do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo, que está sendo apontado como o suposto chefe do caixa dois da instituição. Além disso, segundo o parlamentar, também é estranho que nenhum integrante do PT esteja na listagem.

- Neste país, atualmente, lista de corrupção que não tem o PT não existe. Isso ainda vai dar, quem sabe, a possibilidade do feitiço virar contra o feiticeiro - afirmou.

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) defende a hipótese do ministro da Justiça comandar pessoalmente as investigações sobre essa lista. Indignado, o senador João Batista Motta (PSDB-ES) considera que as dúvidas em relação a lista surgem, porque ''o povo brasileiro não acredita mais no atual governo''.