Título: Sinal verde ao capital
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 13/02/2006, Economia & Negócios, p. A20
SÃO PAULO - O mercado reagiu à ação orquestrada - isenção de IR para atrair investidor ao mercado interno, combinada com a operação de recompra da dívida - derrubando o risco-país a 256 pontos, 30 a menos que na véspera. O governo anunciou, na semana passada, um programa de recompra de títulos da dívida externa que pode chegar a US$ 20 bilhões até o fim do ano. ''A recompra da dívida aumenta a possibilidade de alcançar o grau de investimento no final de 2007 ou até a primeira metade de 2008'', afirma relatório do Bradesco.
Para Marcelo Rabbat, sócio da consultoria PR&A, o Brasil tira vantagens do cenário favorável de liquidez.
- Os ativos brasileiros entraram no radar dos investidores internacionais.
Cintra Neto explicou o projeto, na semana passada, ao presidente Lula e ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Para ele, o aumento de oferta de dinheiro para compra de títulos públicos vai reduzir os juros pagos e abrir espaço para papéis de empresas, como debêntures.
- O projeto prevê a isenção de imposto para todos os papéis de renda fixa, mas o interesse dos estrangeiros, num primeiro momento, deverá se concentrar nos papéis públicos, de menor risco.
Cintra lembra que é regra mundial o investidor pagar imposto no país de origem e seria interessante o Brasil adotar o modelo. Ele está convencido de que a isenção atrairá fundos de pensão e seguradoras, investidores com apetite de longo prazo.
O pacote de isenções pode trazer ainda o fim da CPMF para emissões primárias de ações e para títulos públicos.