Título: Lula anuncia programa para facilitar compra da casa própria
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/02/2006, País, p. A2
Depois da educação, a habitação. O rush de anúncios de pacotes em áreas básicas nada tem a ver com ano eleitoral, tentou argumentar ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade no Palácio do Planalto. De acordo com a explicação oficial, só agora o governo estaria em condições de lançar o programa, que prevê a liberação de RS 18,7 bilhões, para financiar empresas do setor e compradores da classe média e da faixa de menor poder aquisitivo, além de eliminar ou reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados para materiais de construção. A explicação do presidente não convenceu os empresários da construção civil que reclamaram por não terem sido convidados para participar das discussões sobre os incentivos. As entidades do setor só foram chamadas ontem para o anúncio oficial das medidas, queixou-se o coordenador da área de construção civil da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, José Carlos de Oliveira Lima.
Além da queixa, um outro contratempo na solenidade. No vídeo com uma reportagem de TV sobre o programa, os organizadores se esqueceram de retirar uma fala do deputado tucano Eduardo Paes, que critica mais um ¿pacotão de bondades eleitoreiras¿.
Abandonada desde a extinção do BNH, na década de 80, a construção de moradias para as classes de baixa renda acumula déficit de 6 milhões de unidades. No vácuo, atuam os movimentos dos sem-teto, como o grupo que fez um protesto ontem no Centro de São Paulo.