Título: Lucros fermentados
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 13/02/2006, Economia & Negócios, p. A19

A Boxer do Brasil, uma das maiores importadoras do país, obteve aumento de 30% nas vendas de suas cervejas estrangeiras. A empresa distribui no Brasil marcas como as inglesas Abbout, Old Speckled Hen, Greene King IPA, Newcastle Brown e Ruddles County, a irlandesa Beamish e a francesa Kronenbourg 1664. Com novos clientes no ano passado, a companhia passou a distribuir as bebidas para cidades como Salvador, Recife, Brasília e Porto Alegre.

- O dólar baixo ajudou a manter o preço do produto final. Mas o mercado mudou. Foi a demanda no consumo de cerveja diferenciada em bares e restaurantes que nos trouxe mais clientes. A expectativa para 2006 é de um crescimento de mais de 30% nas vendas - disse Jeroen de Winter, gerente geral da Boxer do Brasil.

O supermercado Pão de Açúcar, conhecido por oferecer variadas opções de itens importados, aposta cada vez mais nas cervejas produzidas em outros países. Em 2005, as 15 marcas de bebidas importadas de seis países registraram vendas 7% maiores. Para o Carnaval, época em que o comércio de cerveja cresce, as importadas devem representar cerca de 10% das vendas.

- A competição está muito grande. O desempenho das importadas vem melhorando cada vez mais. Estamos estudando novos contratos para aumentar nosso portfólio. As mais vendidas hoje são as alemã Erdinger e a irlandesa Draugher - disse Walter Zaim, diretor de operações do Pão de Açúcar.

De acordo com a tabela de preços da companhia, no período de ações de promoção que a bandeira realiza esporadicamente, o grupo de cervejas importadas e especiais chega a ficar até 15% mais barato.

No Rio Design Leblon, no restaurante japonês Maitake, as cervejas importadas são responsáveis por 70% das vendas. A marca Sapporo, da Sapporo Breweries, é a campeã de vendas, apesar do alto preço: R$ 13,80.

- O consumo dos saquês, das cervejas e das vodkas importadas comparados com os produtos nacionais é bem significativo, mesmo possuindo preços um pouco acima das alternativas nacionais - explica Andrea Anet, consultora do restaurante.