Título: Senadores tentam convencer Jobim
Autor: Fernando Exman
Fonte: Jornal do Brasil, 08/02/2006, País, p. A5

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, recebeu ontem o presidente e o relator da CPI dos Bingos, respectivamente os senadores Efraim Morais (PFL-PB) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). Os parlamentares requisitaram a reunião para mostrar a Jobim a importância da liberação da quebra dos sigilos de dois investigados pela CPI. O pedido não havia sido aceito por não estar bem fundamentado, segundo o ministro. Na prática, o encontro serviu para que o clima de confronto entre a CPI e a Justiça fosse diminuído. No entanto, Jobim deixou claro aos representantes da comissão que os encaminhamentos devem respeitar as ''regras do jogo''.

A CPI solicitará ao STF o reexame e encaminhará novas informações para justificar os pedidos de quebra de sigilo de Paulo Okamotto e Roberto Carlos Kurzweil. O primeiro, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é suspeito de operar esquema irregular de arrecadação de recursos para as campanhas políticas do PT.

Já Kurzweil é proprietário da empresa que alugou o carro de luxo blindado que supostamente foi utilizado por ex-secretários do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para transportar dólares enviados por Cuba às campanhas eleitorais do PT de 2002.

Jobim quis deixar claro que as liminares contra a CPI não foram concedidas por má vontade. E chegou a lembrar aos senadores que a instalação da comissão só foi viabilizada por uma decisão do Supremo, contra a vontade do Executivo.

(Fernando Exman)