Título: Câmara adverte: cassação faz mal à saúde
Autor: Fernando Exman
Fonte: Jornal do Brasil, 08/02/2006, País, p. A5

Alguns pensavam que era uma estratégia para fugir das investigações do mensalão, mas os médicos da Câmara tiraram a dúvida. O coração do deputado José Janene (PP-PR) anda sofrendo com o processo de cassação. O laudo clínico apontou ''sérias complicações cardíacas''. Assim, Janene não deve ser submetido a situações de estresse.

Seguindo os preceitos da bondade cristã, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB), decidiu autorizar a aposentadoria do frágil deputado. Porém, antes de se afastar da Casa, e do processo por quebra de decoro, Janene deve garantir à Câmara que não disputará novas eleições.

Alheio ao sofrimento do colega, o presidente do Conselho de Ética da Casa, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), não pretende poupar o coração de Janene. Além de dar sequência ao processo, Izar afirmou ontem que conta com a presença do deputado nas cadeiras da sala de inquisição do conselho. Izar fez questão de frisar que não compete ao Conselho de Ética as decisões sobre aposentadorias.

Com o coração apertado, mas nem tão doente, ontem o deputado Wanderval Santos (PL-SP) recebeu uma má notícia. A deputada Denise Frossard (PPS-RJ), da Comissão de Constituição e Justiça, rejeitou o recurso que poderia livrá-lo da cassação.