Título: Empresário contradiz Palocci na CPI dos Bingos
Autor: Fernando Exman
Fonte: Jornal do Brasil, 08/02/2006, País, p. A5

A oposição voltará a colocar o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, na linha de tiro da CPI dos Bingos. José Roberto Colnaghi, proprietário de um avião utilizado por Palocci, desmentiu o ministro. O empresário enviou carta à comissão confirmando que não alugou para o PT o jatinho no qual o ministro viajou, em 23 de julho de 2003, de Brasília a Ribeirão Preto e retornou. Palocci afirmou à CPI que o partido pagou aluguel pelo avião, porque ele, como ministro, não poderia utilizar aeronave da Força Aérea Brasileira ou um avião pago pela União. Com a declaração, o minis tro da Fazenda tentou demonstrar à CPI que agiu corretamente, porque não utilizou a máquina pública de forma irregular. E argumentou que a viagem foi devidamente paga pelo PT, o que descaracterizaria uma possível falta de ética por receber favores de empresário.

Agora, PSDB e PFL exigirão que Palocci esclareça as imprecisões do depoimento que concedeu à CPI no fim de janeiro, como convidado. Colnaghi deu versão conflitante no documento:

¿Declaro, enfaticamente, que a referida aeronave, que é utilizada para minhas atividades industriais, pecuárias e de lazer, jamais foi locada a terceiros, nem cobrado qualquer reembolso por todos quantos nela já viajaram¿. A oposição, que até então preocupava-se mais em recuperar a maioria na comissão, voltou suas forças novamente contra o ministro. O líder da minoria no Senado, José Jorge (PFL-PE), sugeriu que os depoimentos de Palocci e Colnaghi fossem encaminhados ao Ministério Público.

Já o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) apresentou requerimento para que ofício seja enviado ao ministro, solicitando que ele assine termo de compromisso para garantir a veracidade das declarações. Na prática, Palocci passaria à condição de convocado pela CPI, submetendo-se ao Código Penal se fosse comprovado que mentiu para a comissão. O pedido deve ser votado hoje. Aliados do ministro se mobilizaram. Trabalham para que Palocci possa apresentar carta com correções no depoimento.

¿ Essa história é requentada. O ministro Palocci deve se antecipar à votação do requerimento ¿ disse o senador Tião Viana (PT-AC).

O líder tucano no Senado, Arthur Virgílio (AM), lamentou que Palocci, protegido por parte da oposição na época em que mais estava fragilizado no cargo, possa ter apresentado versão não verdadeira.