Título: A última etapa do terrorismo
Autor: Luiz Adolfo Pinheiro
Fonte: Jornal do Brasil, 08/02/2006, Outras Opiniões, p. A11

Bombardeado pelos jornais, revistas, rádio e televisão com notícias negativas sobre o Brasil, o homem comum chega a acreditar que vive no pior país do mundo, quando, na verdade, nem imagina o quanto o Brasil está avançado em termos internacionais. Mas desde os tempos de JK o otimismo foi proibido no Brasil, sendo o otimista tomado como alienado, débil mental ou perigoso indivíduo a serviço dessa entidade horrorosa e desprezível chamada governo. Aliás, governo eleito pelo povo... O ''politicamente correto'' é ser pessimista, achar que o país é uma ''eme'' bem grande e que vamos de mal a pior. a nosso ver, o espírito crítico deve estar aceso sempre, mas o pessimismo profissional de alguns setores deve ser visto com desconfiança. Parodiando Lenine (''imperialismo, última etapa do capitalismo'') - autor tão ao gosto da maioria desses pessimistas de carteirinha, que precisam esculhambar o capitalismo para vender o socialismo - o pessimismo pode ser a última etapa do terrorismo na modalidade psicológica, a ser enfrentado com rigor.

Para mostrar que a realidade do Brasil é mais rica e variada do que o rega-bofe alienado, aqui vão algumas dados da Antropos Consulting, quase sempre ignorados ou sistematicamente sabotados por veículos de informação:

-- O Brasil é o único país do mundo onde se pode abastecer um carro simultaneamente com gasolina, álcool e gás, tudo com tecnologia brasileira. É o primeiro país do mundo a desenvolver o biodiesel à base de mamona, também tecnologia nacional.

- A Petrobrás, parceira desses projetos citados, é a única empresa do mundo a deter a tecnologia completa de produção de petróleo em águas profundas.

- As fábricas mais modernas do mundo de produção de automóveis e de caminhões estão aqui. Há 14 indústrias de veículos no Brasil e mais quatro em instalação, quando muitos países da América Latina não têm nenhuma. (Obrigado, JK).

- Os Estados Unidos compram aviões da Embraer, especializados em treinamento de pilotos para a sua Força Aérea, a mais poderosa e exigente do planeta.

- O Brasil é o país com maior êxito no combate à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

- É o único país do Hemisfério Sul que participa do Projeto Genoma.

- O Brasil tem o maior e mais avançado sistema eletrônico de votação e apuração de eleições no mundo. No último pleito, o sistema TSE-TREs estava informatizado em todas as regiões do país e os resultados saíram menos de 24 horas do início das apurações.

- A maioria dos brasileiros ainda não tem acesso a computadores, mas os brasileiros que utilizam a Internet já são 40% dos internautas da América Latina.

- O ritmo de crescimento do número de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo (depois da China), com 650 mil novas habilitações por mês. O Brasil está em quinto lugar no mundo em linhas instaladas de telefones fixos.

- Das crianças e adolescentes entre sete e 14 anos, 97,3% estão estudando.

- O Brasil é o segundo mercado mundial para uso de helicópteros e de jatos executivos, abaixo apenas dos Estados Unidos.

- As agências de publicidade brasileiras ganham os melhores e os maiores prêmios mundiais da categoria.

- O Brasil é a terceira maior democracia do mundo, abaixo dos EUA e da Índia.

- O Congresso tem CPIs que investigam e punem os próprios integrantes com cassações de mandatos. Alguém aí ouviu contar que o Congresso de outros países civilizados têm peito de fazer isso?

- Pesquisa internacional em 50 cidades apontou o Rio de Janeiro como a cidade mais solidária para com os turistas estrangeiros - apesar dos assaltos e outros dissabores contra turistas estrangeiros por parte de bandidos cariocas.

Por hoje é só.