Título: Ariel Sharon sofre nova cirurgia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/02/2006, Internacional, p. A16

Internado em coma desde o início de janeiro, o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, foi submetido a uma bem sucedida cirurgia intestinal de quatro horas de duração neste sábado.

Quase um terço do intestino grosso de Sharon foi retirado depois que os médicos detectaram um inchaço no abdômen do primeiro-ministro durante a madrugada.

- Não há qualquer complicação - frisou Mor Yosef. - Suas condições de saúde são sérias, mas estáveis. Por isso, não há qualquer perigo imediato para sua vida -, informaram os médicos. Pela Manhã, porém, o hospital chegou a anunciar que o premier corria risco de morte após uma piora em seu estado.

Depois da operação, o premier foi transferido para uma sala de reanimação, segundo uma porta-voz do hospital Hadassah de Jerusalém. Esta foi a sétima cirurgia de Sharon, de 77 anos, desde que sofreu uma hemorragia cerebral no dia 4 de janeiro. De acordo com fontes da equipe, a operação restabeleceu a circulação intestinal após a obstrução de uma artéria.

- A operação transcorreu bem e ele teve uma melhora -, afirmou uma pessoa próxima ao premier.

Shlomo Mor Yosef explicou que o maior problema de Sharon é o fato de estar em coma há 39 dias inconsciente. ''A cada minuto que passa, diminuem as possibilidades de o primeiro-ministro sair do coma'', afirmou. ''A operação em si é rotineira. Mas é evidente que esta evolução não é um indício favorável'', alertou.

Sharon já havia sido submetido a uma cirurgia de estômago para colocação de uma sonda.