Título: Guerra de latas esquenta Carnaval
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 15/02/2006, Economia & Negócios, p. A20

Ambev e Schin lançam edições especiais na Bahia e em Pernambuco para buscar liderança. No Rio, Skol aposta nos Stones

A briga entre as cervejarias será acirrada nos dias de folia. Entre as latas de alumínio, a disputa promete capítulos extras já que as principais empresas do setor criaram edições limitadas nas principais cidades do país, como Salvador, Recife e Rio de Janeiro. A aposta não é à toa. A expectativa é que as vendas das embalagens - responsáveis por um terço do faturamento do mercado cervejeiro - aumentem 30% no Carnaval deste ano.

Até a banda americana Rolling Stones, que se apresenta no Rio de Janeiro no próximo final de semana, teve direito a uma embalagem especial. Uma das patrocinadoras do evento, a Skol criou embalagem com os dizeres A cerveja oficial dos Rolling Stones, cidade onde a marca possui 44,2% de participação de mercado. Serão 1,2 milhão de latas para homenagear a passagem da banda pelo país. A edição deve chegar aos pontos de vendas nos próximos dias.

- A lata em edição limitada é um instrumento de marketing porque a embalagem mantém uma relação muito forte com os consumidores. Em alguns eventos, as pessoas querem ter uma recordação daquele momento - explica Mariana Amazonas, gerente de comunicação da Skol.

A marca também investe em outra praça importante: Salvador. Na Bahia, a Skol possui 41,1% de participação. Cerca de 3,480 milhões de latas - decoradas com o slogan O Bloco de todos os ritmos - estarão à venda em bares e restaurantes baianos. O bloco desfila no circuito Barra-Ondina com uma programação inovadora que mistura axé, eletrônica, reggae, pop-rock, entre outros estilos musicais.

Já a Nova Schin, com 40% de participação no Estado, pega embalo como patrocinadora oficial do Carnaval baiano e faz uma edição limitada com cerca de 7,2 milhões de unidades com o símbolo oficial da festa na cidade, um rosto com o corpo em forma de coração. Na avaliação de Luis Fernando Amaro, gerente de produtos do Grupo Schincariol, a ação pontua o evento e aproxima o consumidor da marca.

- É algo extremamente importante. Por isso, estamos pensando em criar uma lata especial para o Rio de Janeiro no próximo Carnaval e investimos pela primeira vez este ano no Recife, importante mercado consumidor do país - completa Amaro.

A Cintra também prepara uma edição especial para o Rio de Janeiro. Mas a informação ainda é guardada em segredo.

É na capital pernambucana que as latas prometem esquentar a briga entre Schincariol e Antarctica. As duas marcas disputam a liderança. A marca da Ambev possui 27% de participação enquanto a cerveja de Itu possui 26% de market share. Além disso, a Antarctica é patrocinadora oficial do Carnaval na cidade e criou uma edição limitada de 2 milhões de latas com imagens de máscaras estilizadas que remetem ao Carnaval de Recife e Olinda.

A Nova Schin, no entanto, patrocina o principal bloco da cidade, o Galo da Madrugada - considerada a maior festa de rua do mundo. Com um desenho estilizado de um galo na embalagem, a empresa produziu 3,6 milhões de unidades alusivas ao bloco para serem consumidas no Estado.

- É uma praça importante. A festa que a Nova Schin está patrocinando tem grande força popular, em um lugar que o concorrente patrocina - ressalta Amaro, da Schincariol.