Título: PMDB, PP e PTB dividirão ministérios
Autor: Sergio Pardellas
Fonte: Jornal do Brasil, 22/11/2004, O País, p. A2

Lula e líderes do governo se reúnem esta semana com caciques dos partidos da coalizão para acertar a repartição de cargos

Uma nova rodada de almoços e jantares entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e partidos da base governista deverá sacramentar ao longo da semana pelo menos mais duas alterações na Esplanada dos Ministérios. Estão previstas reuniões com o PMDB, PP e PTB. No cardápio, a reforma ministerial. Na quarta, o presidente almoça com os deputados da bancada do PMDB. Amanhã, também está marcado um encontro entre os senadores José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), o ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o presidente do PT, José Genoino. Uma espécie de aperitivo. Em jantar na noite de sexta em Brasília, na residência do ministro da Previdência, Amir Lando, ficou acertado que o partido terá pelo menos mais um ministério, se decidir pela permanência na base de sustentação do governo. Provavelmente o Ministério da Integração Nacional ou das Cidades. Também se fala no Ministério dos Transportes. Hoje, além da Previdência Social, o PMDB controla o Ministério das Comunicações, com Eunício Oliveira.

- Para o tamanho do PMDB, dois ministérios é pouco - disse o presidente Lula entre uma fatia e outra de carne no churrasco oferecido pelo anfitrião.

O Ministério das Cidades ficaria com o partido caso a senadora Roseana Sarney (PFL-MA) acertasse sua filiação à legenda. Interlocutores do presidente Lula são unânimes em afirmar que o atual ministro Olívio Dutra deixará o primeiro escalão. Segundo um peemedebista presente ao jantar na casa de Lando, a operação para levar Roseana ao PMDB já estaria em curso. Seria uma forma de compensar o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP) pela retirada da emenda da reeleição, uma das preocupações de Lula.

A Integração Nacional pode ser controlada pelo PMDB na hipótese do atual ministro Ciro Gomes ser transferido para outra pasta que, segundo interlocutores do Planalto, nem o presidente ainda sabe qual será. O Planejamento, vago com a ida de Guido Mantega para o BNDES, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, vetou. A Integração, uma pasta considerada pelo PMDB mais robusta de verbas e cargos, poderia ficar com Eunício, deslocado das Comunicações.

A cúpula do PP também deverá se reunir com o presidente para definir de uma vez o seu quinhão na reforma ministerial. Em conversa sexta-feira com o presidente do PP, deputado Pedro Corrêa (PE), o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, confirmou que as alterações a serem promovidas pelo presidente Lula na Esplanada dos Ministérios nos próximos dias garantirão ao partido o controle de um ministério, que pode ser o Ministério da Saúde ou o dos Esportes. O partido indicou para a vaga o atual líder na Câmara, deputado Pedro Henry (PP-MT). E, agora, apenas espera o sinal verde do Palácio para anunciá-lo oficialmente. Em seu lugar na Câmara, assumiria o deputado José Janene (PP-PR).

Quem também aguarda a convocação do Palácio é o PTB. Em encontro com o presidente Lula e o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, logo após as eleições municipais, os petebistas receberam promessas de que ampliariam sua participação na estrutura administrativa federal.

- Estamos aguardando um novo chamado do presidente. A informação que chegou a nós é de que o presidente Lula também nos chamaria para conversar. Não queremos cargo, mas se o Planalto julgar necessária a nossa participação, nos convoque - disse o líder do partido na Câmara, deputado José Múcio (PTB-PE).