Título: Só serviu para acabar com o extra
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 15/02/2006, País, p. A2

Por ironia, a convocação extraordinária só valeu mesmo para acabar com a principal polêmica: o pagamento extra aos parlamentares. Essa é a opinião do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ). Para ele não faz diferença se agora o salário a mais da convocação foi cortado. Na Câmara, Gabeira foi o primeiro a devolver o benefício, mas já foi julgado pela ''caretice'':

- Fui criticado por Tião Viana (AC) quando ele era líder do PT na Câmara. À época tentei fazer com que toda bancada devolvesse o dinheiro e ele me acusou de demagogia - relembra.

Gabeira acredita que a Casa não precisava passar por mais um desgaste. Bastaria, segundo o deputado, uma convocação extraordinária ''gratuita'' para que a sociedade não fizesse um julgamento tão duro das ''ausências'' parlamentares em um período de férias.

Derramado o leite, agora só resta aos parlamentares chorar pelo desgaste sofrido em um período de tantas denúncias contra a Câmara. Gabeira não considera a devolução como gesto sublime que diferencie a conduta dos parlamentares durante a convocação extraordinária:

- Quem devolveu o salário, fez apenas a obrigação em não tocar em dinheiro indevido. Agora, a recuperação da imagem do Legislativo vai demorar algum tempo.