Título: Confusão só depois de muitos copos
Autor: Ana Paula Verly e Waleska Borges
Fonte: Jornal do Brasil, 14/02/2006, Rio, p. A8
A pedido do Jornal do Brasil, o compositor Moacyr Luz, 48 anos e três décadas como apreciador de cerveja, experimentou duas marcas, ontem à tarde, uma mais barata e a outra mais cara. Sem os rótulos, o compositor tinha a tarefa de adivinhar quais delas era a mais nobre. Sem titubear, Moacyr indicou a mais barata entre as duas, que custa em média R$ 1,80 nos botecos. A marca mais famosa é vendida por R$ 2,50. Com o semblante franzido, depois de molhar o bico com a primeira opção, o compositor foi enfático:
- Essa aqui é uma porcaria. Fica um gosto amargo no final - reprovou Moacyr.
Depois de erguer outro copo, o compositor deu um novo parecer:
- A cerveja número dois dá de dez na primeira. Excelente, ficaria aqui bebendo o dia todo - afirmou Moacyr.
Depois de provar as duas marcas, o nome de uma delas foi confundido com o de outra também mais barata. Moacyr admite que tanta experiência vai por água abaixo depois de uma ''certa hora''.
- Aí o bar fica que nem cidade do interior. Você bebe a cerveja que tiver, come a mortadela que tiver, com gordura ou sem gordura - comparou Moacyr.
- É falta de poesia e de consideração com o consumidor - diz o compositor, referindo-se à pirataria de cerveja.
Convidado por Moacyr para fazer o teste, o analista de sistema Mauro Cesar, 43 anos, também soube identificar a mais cara das duas.
O superintendente do Sindcerv, Marcos Mesquita, explica que uma cerveja de boa qualidade pode ser reconhecida pelo consumidor. Segundo ele, as melhores marcas têm como característica a espuma mais incorporada. Mesquita ressalta que há diferença padrão entre o cheiro e o amargor das bebidas. A cerveja também pode ser reconhecida pela cor que, segundo ele, vai do dourado ao amarelo mais claro.
Outra forma de reconhecer a qualidade da cerveja é pelo som do gás carbônico - presente na garrafa - percebido ao abrir da tampa.
- É importante que o consumidor peça para abrir a garrafa na frente dele - orienta.