Título: Proposta recebe aplausos e vaias
Autor: Patrícia Alencar
Fonte: Jornal do Brasil, 16/02/2006, Brasília, p. D3

As palavras do governador Joaquim Roriz em carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ecoaram na Câmara Legislativa. Enquanto os governistas elogiavam a altivez do chefe do Executivo, os parlamentares da oposição disseram que a carta era demagógica e tinha o objetivo de tentar jogar lama no governo federal. - Roriz ressuscitou uma tese que é o pensamento da maioria. A maior parte da população não concorda com a reeleição. O retorno do mandato de cinco anos também é oportuna - afirmou a distrital Eurides Brito (PMDB).

O desejo do governador, no entanto, enfrenta resistência no Legislativo, principalmente porque o presidente Lula dá sinais de recuperação nas pesquisas eleitorais. Para os petistas, o governador quer tirar proveito de uma crise que já passou. O líder do PT, Paulo Tadeu, acredita que Roriz não colocou em prática o que diz na carta.

Outro ponto questionado pelos parlamentares de oposição foi o pedido para estender o mandato por mais um ano, passando de quatro para cinco anos.

- Considero que não é possível haver prorrogação no mesmo mandato. Isso seria uma traição à expectativa da população, ou seja, golpismo - afirmou o deputado distrital, Chico Leite (PT).

O mesmo entendimento é compartilhado pelo presidente do PT, distrital Chico Vigilante. Para ele, Roriz é incoerente ao propor o fim da reeleição depois de cumprir dois mandatos.